-
Arquitetos: MIA Design Studio
- Ano: 2019
-
Fotografias:Trieu Chien, Oki Hiroyuki, Hoang Le
Descrição enviada pela equipe de projeto. Saigon é uma cidade metropolitana do Vietnã com alta densidade populacional e bastante tráfego. Ela chama a atenção para a falta de espaços verdes, onde as pessoas podem buscar tranquilidade e sentar-se em harmonia com a natureza para diminuir o estresse.
Como parte desse contexto, a construção da Casa Sky é realizada no meio de inúmeros arranha-céus, o que dá a sensação de que ela está localizada no fundo de um vale. Isso apresenta dificuldades na criação de um projeto "aberto" e "arejado".
Em combinação com o nosso desejo, há a personalidade do proprietário da casa que gosta de desfrutar de paz interior e tranquilidade. Portanto, a equipe determinou uma imagem clara para o projeto arquitetônico, que é promover a profunda conexão vertical e horizontal entre os seres humanos, bem como entre os seres humanos e a natureza.
A solução é criar conexões entre os espaços para que os elementos naturais possam entrar e serem transportados através do espaço. Sem interferência no terreno ou intenção de usar áreas para cômodos desnecessários, dividimos a casa ao meio. A primeira metade é dedicada ao sol, vento, água e árvores ou simplesmente a espaços vazios, a outra metade é apresentada para atividades familiares com serviços mínimos.
A arquitetura é um corpo vivo. Como alternativa à abordagem comum de abrir todos os quatro lados, criamos uma conexão vertical entre a casa e o céu. Essa abordagem permitiu que a casa recebesse a natureza indiretamente e de lá podemos sentir as mudanças no clima e na luz. No momento, a arquitetura não depende mais do contexto circundante pois criou sua própria paisagem.
A conexão entre os seres humanos e a natureza tem sido expressa de várias maneiras, enquanto aumenta as conexões verticais entre os espaços utilizáveis através de vazios. Essas lacunas agora se tornam o tema principal da casa, onde pais e filhos possuem conexão visual desde todos os cantos. É assim que a arquitetura pode curar a alma das pessoas, harmonizando com a natureza. "Se você realmente ama a natureza, encontrará beleza em todos os lugares", disse Vincent van Gogh.